quarta-feira, 15 de julho de 2009

Ferias no Rio parte 2

No fim de semana ficamos na Barra da Tijuca. No sábado, foi aniversário da Joana e do Lucas - que foi super divertido. No domingo ficamos por aqui com as 4 crianças, pois Renata e Luigi voltaram para São Paulo para trabalhar.
Na segunda feira, estava combinado de ir para Botafogo e ficar la ate a quinta feira, pois Andrea estaria de folga. Na segunda fomos então para Botafogo. Dedeia fez bolo com cobertura de brigadeiro, comprou um monte de guloseimas, deu brinquedos para os meninos e ate comprou o DVD do Madagascar para ele assistirem. Vovó Sonia lanchou com a gente de depois foi para a casa da Bisa Celina. Os meninos ficaram super bem, deram um pequeno chilique para tomar banho, mas foi só. Dormiram la no quarto de televisão assistindo Caminho das Índias (que não assistem nunca, então foi a maior novidade). No dia seguinte, eu e Andrea estávamos saindo para o Jardim Botânico quando mamãe ligou porque estava com problemas la com o Mário e a Celina.
Explico: neste dia estava marcada uma visita com psiquiatras do hospital para avaliar o meu avo. Ele esta com demência (isso e o que nos achamos). Não se comporta normalmente, faz besteiras pela casa, fala sozinho, não quer tomar banho, enfim, esta envelhecendo bem precariamente. Minha mãe já não tem forca mais para lidar com a situação sozinha, como tem feito. Minha avo esta com Alzheimer (acho que e assim quase escreve), então já esta bem distante, ainda lembra de todos nos, mas já não demonstra muitas emocoes e sempre foi uma pessoa muito carinhosa. Ela, fisicamente, ainda esta bem, todos os dias joga domino com a irmã e cunhada, caminha bastante, come, enfim, vive socialmente. Por conta disso tudo, minha mãe marcou uma visita para primeiro, leva-lo para fazer exames de rotina, uma vez que ele não vai ao hospital por nada desse mundo. Como ele fuma 2 maços por dia e esta com muita tosse, estávamos com medo de ele estar com alguma coisa mais seria.
continuando: Estávamos indo para o Jardim Botânico, quando minha mãe ligou. Mário estava sendo rebelde. Não quis ir numa boa para o hospital para ser examinado... então teve que ir de maca, todo amarrado. Saiu de la aos berros, chamando a minha avo - que estava dormindo e acordou com os gritos - os porteiros do prédio... enfim. Quando Andrea chegou la ele estava já saindo de casa. Eu fiquei sem o menor clima para ir para o Jardim Botânico e acabei decidindo deixar as crianças na Barra com a outra avo e voltar para copacabana para ficar com minha família.
Durante todo o dia eu fiquei la com minha avo, acompanhada da Zuzu e da Andrea, depois chegou a tia Mery. Minha mãe ficou no hospital com a Vania. Minha avo, por causa da doença, ate que reagiu bem, não fez escândalo, só chorou um pouco, mas ficou apática... sem emoção... super abatida. No fim do dia minha mãe decidiu pagar uma enfermeira para ficar com meu avo de noite para ela poder dormir e ter energia para o próximo dia - hoje.
Hoje e quarta feira, isso tudo aconteceu ontem. Meu avo tomou 6 injecoes de sossega leão e não sossegou, não dormiu a noite inteira... vamos ver como vai ser o dia de hoje. Minha mãe esta super abalada, porque no final das contas, foi ela quem chamou a equipe e decidiu que esta seria a melhor solução. E claro que nos todos damos todo o apoio que ela precisa, apoiamos sua decisão 100%, mas ela sendo filha e vendo o pai desse jeito acaba se sentindo super culpada. Ontem mesmo, ela já queria desistir a trazer ele de volta. Mas não pode, ele ter que fazer os exames, ver ser esta tudo bem fisicamente e ser analisado mentalmente. Se ele voltar para casa não vão conseguir levar ele de novo.

Nenhum comentário: