sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Manu

Nossa, faz muito tempo que nao escrevo... Infelizmente e uma noticia triste que me faz voltar aqui...
Em 12 de maio de 2009, Manuella, amiga do Gabriel de 4 anos, foi diagnosticada com cancer linfatico. Essa noticia chegou no dia que seria a feste de aniversario dela. No dia do niver, ao qual, todos da sala estavam convidados, a escola mandou um recado dizendo que por motivo de doenca o niver tinha sido cancelado. Na hora pensei logo em uma febre alta, uma indisposicao. Mas no sabado, recebi a noticia que era linfoma.
Na hora gelei, voce nao espera uma noticas dessas, nao sobre uma crianca de 4 anos. Os prognosticos eram os melhores, por ser crianca, a resposta a quimio seria mais rapida, mais eficaz. Esse e-mail recebemos da propria familia:



Que susto que a vida nos prepara nao??? Pois eh, passamos por alguns momentos nebulosos e que gracas a FAMILIA, AMIGOS como vcs estamos conseguindo passar, sempre um tentando acalmar o outro nos momentos dificeis. Sabendo que temos que enfrenta-la com muita uniao, fe e com o apoio nos estao oferecendo.
Agora, mais calmos, conseguimos passar um pouco de informacao a vcs e a todos. A Manu esta fazendo um tratamento para um tipo de cancer chamado Linfoma de Burkitt - Nao Hodgkin (POR FAVOR nao tentem pesquisar na internet!!! Impossivel termos uma ideia real sem se assustar com os varios subtipos e manifestacoes da doenca.A probabilidade de cura no caso dela esta em 90% por varios fatores diagnostico rapido idades dela e inicio do tratamento ) Estamos muito ACREDITADOS com as equipes medicas que estao nos atendendo!!!! Sabemos nao somente por pesquisas mas por amigos familiares e afins que estamos muito bem acessorados e fazendo o tratamento num dos melhores lugares do mundo e com os melhores profissionais, afinal de contas eh isso que buscamos para os nossos maiores tesouros nao??!!!!
O medico que esta atendendo a ela chama-se Dr Lisandro Ribeiro, uma assumidade em oncopediatria, com o respaldo da equipe medica do Dr Ricardo Pasquini (Intituto Pasquini),e do Hematologista Dr Paulo Tadeu R. de Almeida, amigo de familia e socio do vovo da Manu...(Hemobanco).
Amanha dia 08/06/2009 daremos entrada novamente no hospital para a segunda secao de quimioterapia, (duracao de 01 semana) a primeira foi um sucesso a Manu reagiu muito bem animando a todos!!
O intervalo entre as secoes eh de 21 dias, sendo que iremos fazer algo em torno de 6 secoes (previsao).
Ainda eh muito cedo para varias perguntas mais tecnicas pertinentes ao caso dela, mas iremos tentar combinar com a Ana Carolina (Umbrella) que na proxima reuniao dos pais seja possivel a ida de um dos responsaveis pela equipe que esta cuidando da nossa Manu, o mesmo ja se dispos para tal.
Estamos muito confiantes !!!
Agradecemos muito de coracao!!!! todas as manifestacoes que estamos recebendo.

Abraco a todos!!!!



De longe, acompanhei o estado da Manu. Gabi me perguntava sobre ela, as maes conversavam. Mas no dia 18 de outubro aconteceu o pior, a Manu nao aguentou e veio a falecer. Recebi a noticia no Rio de Janeiro, pois estava la para o aniversario de 70 anos da Regina, tia do Rodrigo. O aperto no coracao foi tao grande que parecia que ia sair da minha boca. Obviamente, nao pude comparecer ao funeral, o que agora, acho que foi o melhor para mim. Imagina, ver uma crianca sendo enterrada, ver o sofrimento dos pais... nao sei se aguentaria. Depois de quase uma semana, toda noite me lembro da Manu, rezo por ela e pelos seus pais... e sinto a mesma dor no coracao quando penso nela. Se em nos a dor ja e grande imagina para esses pais... Amanha irei a missa de setimo dia, aqui na igreja dos Passarinhos, perto de nossa casa. Amanha terei que enfrentar a dor de olhar para os pais de Manu, olho no olho, e dizer o quanto sinto pela perda de sua filha. Vou porque quero rezar por ela, quero ser mais uma a orar pela familia, para que eles tenham forca para continuar com suas vidas futuras sem a presenca de Manu.

Um comentário:

Unknown disse...

Bom dia.

Que noticia mais triste que recebemos só hoje aqui pelo hospital onde a pequenina Manu estava internada, nossa equipe ficou abalada com a noticia, simplismente vimos a Manu a duas semanas atrás super bem desceu para realizar exame de tomografia com nós e não aparentava que estava mau, mas para a tristeza nossa que convivemos poucas horas com ela aqui em nosso setor e torciamos muito pela melhora dela, ficamos sabendo que a pequenina está la em cima uma anjinha perfeita que está dencansando, até agora está dificil para nós entendermos como pode uma princesinha ir dessa maneira, queriamos dizer aos familiares e amigos proximos da Manu que lamentamos muito pelo ocorrido fiquem todos com Deus